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4 dicas que vão fortalecer a sua equipe de vendas

// POR: zenir

Organizar o time de vendas de maneira que os resultados possam ser alcançados nem sempre é uma questão fácil. O dia a dia envolve, muitas vezes, conflitos de interesses e batalhas de egos, que interferem diretamente no cumprimento das metas e no relacionamento com o cliente.

Para evitar isso, a equipe de vendas precisa estar alinhada e “puxar a corda para o mesmo lado”. É extremamente importante que o gestor deixe muito claro onde a empresa precisa chegar e o que um bom trabalho pode trazer para todos.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para fortalecer a sua equipe de vendas e alcançar melhores resultados. Ficou curioso? Acompanhe nosso post de hoje!

Adote métricas para medir o relacionamento com o cliente

Monitorar a equipe de vendas e saber identificar o que está e o que não está funcionando é o primeiro passo para construir um time vencedor. Mas como fazer isso? A ideia é simples: partindo de métricas.

Quantas ligações foram convertidas em vendas? Qual é o número de visitas e conversas que resultaram em vendas? Qual é o número de ligações por oportunidade que geraram vendas? É preciso observar e monitorar as métricas para identificar o que pode ser melhorado.

Fortaleça a equipe de vendas com bons treinamentos

Não espere que sua equipe saia prospectando clientes ao acaso. Não existe uma receita pronta que seja utilizada para todas as empresas para qualificar equipes de vendas, mas gestores precisam, muitas vezes, investir em métodos e treinamentos que possam se enquadrar na cultura da organização e manter o time engajado.

O treinamento deve fazer parte de qualquer equipe de vendas, independentemente do porte da empresa, e ser baseado na relação que o time de vendas tem com os clientes. Vale destacar que, antes de realizar escolhas de métodos e treinamentos, o gestor deve buscar qualificação para lidar com a sua própria equipe.

É preciso buscar práticas, métodos e treinamentos que sejam aplicáveis à dinâmica da organização. Além disso, deixe claro para a equipe de vendas qual é a contribuição desse investimento na rotina de trabalho.

Obtenha informações do pós-venda

Os vendedores oferecem insights sobre as vendas? Você sabe qual é a opinião do cliente sobre o que ele comprou? Como foi o atendimento? Conquistar novos clientes não é o único meio de aumentar as receitas: você também pode manter aqueles que já fazem parte do negócio.

Depois de cada venda, é importante perguntar qual foi a experiência do cliente, se ele gostou do que adquiriu e quais foram os pontos negativos e positivos da relação estabelecida. Com essas informações é possível identificar fraquezas que precisam ser melhoradas e estimular pontos fortes para gerar melhores resultados.

Conheça os perfis individuais dos vendedores

Apesar de a equipe de vendedores ter um papel fundamental no sucesso das vendas, é claro que o gestor tem um papel muito importante sobre o resultado da empresa. É função dele conhecer e identificar as características individuais de cada vendedor e tratar cada um de maneira diferenciada.

É possível estabelecer metas maiores para aqueles que podem alcançar maiores margens e ajudar aqueles que estão caminhando para melhores resultados, porém precisam de um empurrãozinho.

Além disso, é importante realizar um processo de motivação diário. É papel do gestor manter a equipe de vendas sincronizada, repassar conceitos básicos de vendas e dos produtos e esclarecer dúvidas e questionamentos dos clientes para que cada profissional saiba lidar com isto no dia a dia.

O que você faz para incentivar a sua equipe de vendas? Quais dessas dicas vai colocar em prática? Conte para a gente nos comentários!

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