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5 dicas para fidelizar clientes em sua loja

// POR: Zenir Disarz

Como é possível fidelizar clientes em um mercado cada vez mais competitivo? Sim, é um desafio — mas, antes de tudo, você precisa entender que o consumidor não cria vínculo com o produto ou com a empresa. Isso mesmo! Ele se fideliza ao que é intangível — como ideias, conceitos e sentimentos.

Diante desse fato, não basta vender — é preciso entregar valor ao cliente. Acima de tudo, ele gosta de saber que pode contar com alguém para resolver algum tipo de problema, ou apenas dar uma opinião que possa ajudá-lo na escolha de um produto.

Nesse contexto, no post de hoje, apresentamos dicas que você pode aplicar facilmente na sua loja e, assim, fidelizar seus clientes! Vamos lá?

Capriche no atendimento

Pode até parecer clichê, mas o atendimento é sempre o mais importante. Este é o momento em que você está se relacionando com o cliente. Portanto, seja sempre gentil e prestativo, e cuide para que a sua equipe seja bem treinada para receber o cliente. O consumidor que é bem atendido sempre volta — e essa é exatamente a ideia!

Seja sempre honesto e verdadeiro

Suponha que o cliente escolheu uma peça na sua loja, mas não tinha a cor que ele queria. Você prontamente se dispôs a conseguir o produto na cor preferida dele, e se comprometeu a avisá-lo por telefone.

Imagine a ansiedade dele, esperando notícias. Não seria desumano esquecê-lo ou ignorá-lo, mesmo que tenha acontecido um imprevisto e você não tenha conseguido o produto?

Mantenha seu cliente informado da situação, mesmo quando parecer desfavorável para você. Ele tem chances de voltar se for tratado com sinceridade e atenção — mas dificilmente será um cliente fiel se for ignorado.

Proporcione um pouco de conforto

Se a concorrência faz bonito, faça mais! Sua loja precisa ser bem localizada e oferecer um ambiente agradável e climatizado. Invista em uma decoração bacana para que o espaço fique alegre e descontraído. Um lugar assim faz o cliente se sentir tão confortável que nem percebe o tempo passando!

Mantenha contato constantemente

É praticamente impossível manter contato com todos os clientes pessoalmente — por isso, você precisa usar e abusar da tecnologia! Aproveite recursos como e-mail, WhatsApp, redes sociais, etc. É importante que você tenha um cadastro de clientes, ou que trabalhe com uma plataforma de CRM (software de gestão de clientes).

Outro fato relevante que deve ser considerado é a maneira com que você vai se comunicar e que tipo de informação vai passar. Ora, para isso, basta se colocar no lugar do cliente! Se você é uma pessoa que adora arte e objetos decorativos, não gostaria de receber dicas de decoração no seu e-mail?

Produzir conteúdo interessante para o seu público é uma ótima maneira de fidelizar, porque engaja, cria vínculo e empatia e constrói valor para sua marca. Você pode criar a sua própria fanpage no Facebook e convidar seus clientes para curtir. Assim, eles receberão as suas dicas e novidades no feed de notícias.

Crie campanhas que promovam a fidelização dos clientes

É possível fazer uma campanha direcionada para aqueles clientes que não visitam a sua loja com muita frequência, mas gostam do seu produto. Pode ser em forma de um convite, apresentando a chegada de novos itens, ou até mesmo uma oferta.

Uma outra oportunidade é criar estratégias para aqueles clientes que estão comprando regularmente, por exemplo, premiá-los com brindes ou descontos exclusivos. Fidelizar é como um casamento — manter é tão importante quanto conquistar!

Tenha um diferencial

Não tem como escapar disso — especialistas não cansam de afirmar o quanto é importante que sua empresa busque o seu próprio diferencial. É preciso, além do empreendedorismo, um toque de criatividade para desenvolver o conceito de que a sua loja pode oferecer muito mais que a concorrência. Não esqueça: fidelizar clientes é emocionar, causar sentimentos.

E então, pronto para transformar sua loja em um sucesso? Com nossas dicas de como fidelizar clientes, você vai chegar lá! E para aprender ainda mais sobre como fazer seu negócio crescer, continue acompanhando o nosso Blog!

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