Zenir Disarz Cartões, presentes e essências

Lojista compre aqui!

7 dicas para tornar uma equipe de vendas mais produtiva

// POR: zenir

Para que qualquer empresa consiga crescer, ou mesmo se manter no mercado, é preciso vender. Em tempos de crise, é comum que haja um baque no número de vendas e que muitos empresários acabem ficando desesperados.

No post de hoje, vamos dar 7 dicas para deixar sua equipe de vendas mais produtiva, confira!

Estabeleça metas desafiadoras

Metas desafiadoras são aquelas difíceis de serem atingidas, mas não impossíveis. São metas que, se o vendedor conseguir chegar perto, como 80% ou 90%, já significa que ele fez um bom trabalho. Metas muito fáceis ou muito difíceis podem acabar desestimulando sua equipe de vendas, fazendo com que a produtividade caia.

Estimule o compartilhamento de conhecimento

Estimule seus melhores vendedores a ajudarem aqueles que não estão indo muito bem. No curto prazo, isso pode representar uma pequena queda nas vendas, afinal, seu melhor vendedor vai parar de vender durante um tempo (1 ou 2 horas por dia), para ajudar os outros.

Mas à medida que aqueles que não estavam tão bem começam a melhorar, é provável que as vendas voltem para um patamar superior ao anterior: o melhor vendedor voltando a se dedicar em tempo integral e aqueles que não estavam indo bem aumentando o desempenho.

Acompanhe os processos

Acompanhe em números o desempenho de toda a sua equipe de vendas ao longo do tempo. Dessa forma, você consegue observar se alguém da sua equipe está realmente com uma queda de produtividade, se existe uma tendência de queda geral e, assim, procurar entender os motivos.

Tenha metas individuais e de equipe

Deixe claro para todos quais são as metas individuais e as metas da equipe. Incentive todo o time a buscar pelas duas e ofereça premiações para todo o time caso a meta da equipe seja atingida. O ideal nesse caso não é oferecer dinheiro, é interessante promover alguma confraternização para que todos comemorem juntos (um jantar ou ingressos para uma festa por exemplo).

Valorize sua equipe

Reconheça o trabalho daqueles que estão tendo um desempenho acima do esperado e mostre para todos que você se preocupa com aqueles que não estão conseguindo números satisfatórios. Procure entender quais são os motivos e ajudá-los a melhorar antes de tomar uma decisão de demiti-los. Uma decisão precoce pode gerar uma pressão desnecessária em todos os membros da equipe.

Crie possibilidades de promoção

Isso não significa transformar um bom vendedor num gerente, e sim criar níveis de vendedores. Esses níveis podem ser baseados no desempenho dos vendedores e, à medida que o membro vai subindo, ele pode ter sua comissão por venda aumentada, ou o salário-base aumentado, por exemplo. Isso ajuda a estimular sua equipe.

Não microgerencie

Não comece a gerenciar cada passo da sua equipe a fim de pressioná-los a vender mais, ou mesmo para tentar descobrir alguma falha. Ninguém gosta desse tipo de abordagem e isso pode causar um mal estar desnecessário na sua equipe, além de não conseguir melhorar os números (ou mesmo piorá-los).

Além destas dicas, permita que seus vendedores deem ideias de melhorias e mudanças e deixe que eles participem da gestão da equipe que eles estão inseridos. As pessoas gostam de ser ouvidas e, principalmente, gostam de saber que estão ajudando. A sua equipe de vendas é parte importante do sucesso da sua loja.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

voltar