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Como lojas podem utilizar o Whatsapp para vender mais?

// POR: Zenir Disarz

Com mais de 50 bilhões de mensagens trocadas por dia entre seus 1 bilhão de usuários, o WhatsApp é definitivamente uma ótima oportunidade a ser explorada para vender mais. Se você tiver bom senso e seguir as sugestões que trazemos neste post, suas chances de sucesso com o aplicativo serão enormes. Vamos lá?

Aceitação da tecnologia

Certifique-se de que seu público-alvo realmente usa a tecnologia para se comunicar. E isso não se aplica apenas às redes sociais — WhatsApp, Instagram ou Facebook, por exemplo —, mas para qualquer método de comunicação. A última coisa que você quer que aconteça é enviar uma mensagem para alguém que não saiba como recebê-la. Além de gastar tempo, dinheiro e trabalho à toa, você estará alienando seus clientes.

Relacionamento sólido

Aqui, use o bom senso. Certifique-se de que o relacionamento que você tem com seu cliente é firme o suficiente para que uma mensagem de texto não pareça fora do comum. Basicamente, uma mensagem de texto só deve ser usada quando você já tem um relacionamento estabelecido, para ter um contato reforçado com seus clientes.

Comunicação oportuna

Às vezes, a maneira mais rápida de entrar em contato com um cliente pode ser através de uma comunicação não-tradicional de vendas. Se é possível concluir uma venda por telefone, então é bem provável que algumas linhas bem escritas ou um vídeo interessante possam, ocasionalmente, ser suficientes para gerar um diferencial interessante e, assim, fechar a venda.

Aceitação da abordagem

Este tipo de abordagem de vendas é bem aceita? Isso é um pouco mais difícil de responder. Há definitivamente um grande mercado para ela — a possibilidade do cliente ter todas as suas questões sobre o produto respondidas em tempo real por profissionais treinados é algo interessante, que muitas lojas e empresas já estão utilizando. Se você cadastrar usuários que optaram em receber textos da empresa, a probabilidade de completar a venda aumenta exponencialmente.

Ferramenta de vendas

Aqui vai uma dica de vendas: se você faz seus follow-ups em WhatsApp em vez de chamadas telefônicas diretas, você terá 40% a mais de resposta! Ninguém gosta de telefonemas de números desconhecidos (muitas pessoas sequer atendem essas ligações), mas estamos mais propensos a responder a mensagens pessoais. Quando começar a utilizar o WhatsApp para comunicação com o cliente, você perceberá melhor resposta e engajamento.

Isso também dá a oportunidade de ser um pouco informal. Por exemplo, você enviou uma cotação para o seu cliente potencial, mas ainda não teve resposta, o que você faz? Você pode enviar uma mensagem curta em WhatsApp perguntando sobre o status, e obter uma resposta rápida.

Suporte ao cliente

O WhatsApp e outras redes sociais são grandes ferramentas para o suporte ao cliente, simplesmente por causa de seu alcance mais amplo. Seus clientes podem preferir uma interação escrita ao invés do call center tradicional. Importante ressaltar que você só deve ter as redes sociais que conseguir administrar, pois é fundamental responder a todas as mensagens com rapidez, além de manter a página constantemente atualizada. Caso contrário, você passará uma imagem de descaso.

Marketing e promoção

O WhatsApp pode ser uma ferramenta de marketing muito forte — é uma boa plataforma para enviar imagens, arquivos de áudio, vídeos curtos de seus produtos e mensagens de texto para usuários em todo o mundo. Ao contrário do SMS ou do e-mail, existem menos restrições sobre o formato, e as chances de entrega são mais elevadas.
Isso não significa que você deve mandar spam para seus clientes! Se você realmente deseja obter uma boa resposta e vender mais, você vai precisar achar formas criativas para promover o seu negócio usando o WhatsApp.
A Colgate, por exemplo, convidou as pessoas a enviarem selfies de seu sorriso via WhatsApp para um número de telefone exibido no pacote de creme dental. O aplicato de mensagens é uma poderosa ferramenta de comunicação, que tornou-se incrivelmente popular devido à sua simplicidade.

E você, já usa as redes sociais no seu negócio? Você já tinha pensado em como você pode utilizar o WhatsApp para vender mais? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

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