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Como usar as redes sociais para divulgar seu negócio

// POR: Zenir Disarz

As redes sociais fazem parte do dia a dia de muita gente. É difícil encontrar alguém que não esteja grudado ao celular, checando os últimos posts do Facebook ou as principais fotos do Instagram. Este novo hábito das pessoas também possui um impacto nos negócios: para as empresas, é uma oportunidade de ouro para conquistar novos clientes.

Só que, para ter sucesso nesta área, você precisa trabalhar com a estratégia adequada. Mas não se preocupe: isso soa difícil, mas, com o devido planejamento, qualquer um pode começar a ganhar mais clientes por meio das redes sociais.

Veja a seguir 5 dicas de como usar as redes sociais para divulgar seu negócio!

woman texting on mobile in kitchen

1. Escolha em quais redes atuar

Não é porque existem tantas redes sociais que você precisa atuar em todas elas. Primeiro, leve em consideração o perfil do seu público. Em quais redes sociais os seus clientes estão? O Facebook é a maior do mundo, então tem que ficar no seu radar. Quanto ao restante, considere se você vai ter tempo para manter os perfis atualizados. Além disso, cada rede possui um tipo de conteúdo especial: o Instagram é focado em fotos, o Snapchat em vídeos curtos que expiram, e assim por diante.

2. Planeje o seu conteúdo

Como em qualquer etapa do marketing, o material que você publicará nas redes sociais deve ser bem planejado. Elabore um cronograma considerando seus objetivos e o tempo que você possui disponível para criar seus posts. Leve em consideração quais canais você escolheu e busque trazer o seu público para dentro do seu negócio por meio do conteúdo. Vale a pena investir em posts de novidades, bastidores, fotos, vídeos e mais.

3. Publique com frequência

Ninguém leva a sério uma empresa que não se mostra presente nas redes sociais. Se você abriu um perfil no Twitter, página no Facebook, ou onde quer que for, precisará manter essas redes atualizadas. O seu cliente em potencial não pode chegar lá e se deparar com o último post publicado meses atrás. Assim como na etapa de planejamento, leve em conta o perfil do seu público e de que forma ele costuma consumir conteúdo na internet. Depois, deixe posts agendados na frequência ideal.

4. Acerte na identidade visual

As pessoas são visuais, então é essencial que a parte gráfica das redes sociais da sua empresa esteja bem alinhada com a sua identidade visual. Não se contente com fotos e ilustrações de baixa qualidade, pois isso envia uma mensagem negativa para quem tem contato com este conteúdo. Lembre-se de todo o potencial de público que as redes sociais têm: só é possível aproveitar isso ao máximo se você oferecer posts atraentes por lá.

5. Responda seus clientes

As redes sociais não são apenas uma maneira de divulgar o seu negócio. Elas também possuem um papel importante como facilitadoras de comunicação, colocando o seu público em contato com você. Só que, para que isso seja produtivo, é necessário monitorar comentários, mensagens e avaliações deixadas pelos clientes e se comunicar com eles. Não deixe de respondê-los, pois este descaso é muito mal visto pelas pessoas. Uma empresa atuante nas redes sociais é encarada de forma bem positiva e ganha a simpatia dos usuários.

Continue aprendendo bastante sobre como usar as redes sociais e o marketing digital a favor do seu negócio!

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