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Fidelização de clientes: 4 dicas matadoras para vender mais

// POR: Zenir Disarz

De acordo com Philip Kotler, nome muito conhecido no marketing, “atrair novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar os atuais”. A principal razão dos custos serem tão distintos é que, para conquistar um cliente, você precisa investir em meios de atrair a atenção dele, provar que seus produtos e serviços atendem às necessidades do consumidor, negociar as condições de pagamento e monitorar a satisfação no pós-venda.

Os clientes fidelizados exigem cuidados diferentes que, por sua vez, são menos custosos para a empresa. Por outro lado, se você perde um cliente, sua empresa deixa de ganhar com todas as compras que ele faria ao longo da vida — além de perder o investimento feito na captação inicial do cliente.

Para te ajudar a superar o desafio da fidelização de clientes, separamos 4 dicas que vão te ajudar a vender ainda mais. Confira!

Invista na experiência

Saber atender e ouvir os clientes, oferecer soluções para os problemas e as necessidades de cada um (e não simplesmente sair oferecendo produtos e serviços), além de ter um produto que não decepcione o cliente, são dicas bem conhecidas de vendas — e essenciais para uma boa impressão.

No entanto, investir no pós-venda também se faz necessário. A iniciativa de ligar para o cliente dois ou três dias depois de uma compra, perguntando como está sua satisfação quanto ao produto ou serviço prestado é de extrema importância para a fidelização do cliente. Além disso, quando o funcionário se oferece para solucionar possíveis problemas e até indicar boas práticas na utilização do produto, ele acaba criando um diferencial para a marca — que é muito apreciado pelos consumidores.

Sendo assim, uma ótima dica é pensar em opções para superar as expectativas dos clientes em relação à sua marca.

Crie um programa de fidelidade

Programas de fidelidade precisam ter regras claras para o cliente desde a primeira compra. Além disso, esses programas devem oferecer vantagens progressivas conforme o envolvimento do cliente com a empresa for aumentando. Também é importante mapear os melhores clientes — aqueles que mais geram lucro para sua empresa — e dar tratamento VIP a eles.

Divulgar constantemente o que os melhores clientes estão recebendo do seu programa de fidelidade é uma forma de engajar os demais. Invista nisso!

Promova o cross selling inteligente

Em todas as empresas e segmentos, existem produtos que se complementam, como o shampoo e o condicionar, por exemplo. Uma boa estratégia de fidelização de clientes — que também visa aumentar o valor médio de compra — é oferecer esses complementos que melhoram o desempenho dos produtos que o cliente já consome e agregam valor à sua experiência. Isso é o cross selling, que oferece resultados melhores quando a empresa conhece os hábitos de consumo e as necessidades dos seus clientes.

Ofereça bônus em vez de descontos

Quando uma marca oferece muitos descontos, ela corre o risco de o cliente pensar que o valor cobrado anteriormente já era superfaturado.

Um modo de reverter essa percepção é, em vez de dar descontos, oferecer bônus que podem ser usados em uma próxima compra. A sensação de ganhar um brinde é melhor do que a sensação de economizar um pouco. Caso um cliente fique algum tempo sem consumir da sua marca, faça uma ligação para descobrir o que houve e envie um bônus para estimulá-lo a comprar novamente.

Agora que você já conhece algumas dicas sobre a fidelização de clientes e como esse processo aumenta suas vendas, que tal compartilhar este post em suas redes sociais?

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