Zenir Disarz Cartões, presentes e essências

Lojista compre aqui!

Loja de presentes: como escolher o fornecedor certo

// POR: zenir

Qualquer empreendedor que inicia uma loja de presentes deve saber como escolher o fornecedor certo. Afinal, isso representará o carro-chefe do seu negócio, significando atração do público-alvo, lucro e qualidade dos produtos.

Porém, definir com quem fechar parcerias é um processo longo e que deve ser analisado com muito cuidado. Afinal, você espera resultados positivos e o crescimento da marca ao longo dos anos, então é preciso escolher os parceiros certos!

Dúvidas sobre como escolher o fornecedor ideal e sobre quais pontos merecem mais atenção enquanto ele assume o negócio? Veja agora como se guiar para não ficar perdido no processo de decisão!

Analise o histórico das marcas

O fornecedor nada mais é que do que uma marca. E, no caso das lojas de presentes, é mais comum fazer parcerias com marcas que vendem os produtos do nicho.

Analisar o histórico dos fornecedores, percorrendo toda sua história, observando os altos e baixos e comentários de outros parceiros (e da concorrência) é fundamental para que você veja se existe ou não um comprometimento do fornecedor e se já houve algum problema sério, justamente para que você não seja surpreendido posteriormente.

Certifique-se da qualidade das mercadorias

Não é de hoje que sabemos a importância de vender produtos de qualidade para manter a clientela por perto, não é mesmo? Não podemos sempre usar a desculpa de que o barato sai mais em conta, nem de que o mais caro apresenta maior qualidade.

O que você precisa observar sempre é o custo-benefício, ou seja, pensar em preço, qualidade e satisfação do cliente. Mais do que isso, se você quer se sobressair no mercado, a sua loja de presentes deve ter produtos melhores do que os concorrentes.

Pense em parceria ao escolher o fornecedor certo

Ao montar uma loja de presentes, é muito importante que você veja o fornecedor como parceiro, porque ele não entregará apenas um produto para ser vendido — ele será a razão pela qual ele será vendido. Por isso, feche parcerias, procurando e oferecendo comprometimento e criando uma relação saudável, buscando inspirações, conselhos e até dando sugestões de aprimoramento.

O que você não pode fazer é olhar para o distribuidor apenas como ferramenta para o lucro, porque, nesse caso, o seu tratamento será indiferente.

Verifique o relacionamento dos fornecedores com os clientes

Ao fechar uma parceria com o fornecedor, você estará revendendo o produto dele. Mas como é o relacionamento dele com o público-alvo? Ele investe em publicidade? Cria campanhas? Como chama atenção? E o mais importante, como ele enxerga você: apenas como um peão na linha de produção final, ou como um autêntico parceiro de negócios?

É importante que haja uma relação de coletividade, na qual ambos queiram agregar lucro juntos. Então esteja atento, porque, escolhendo um fornecedor que incentiva a parceria, você também estará mais motivado para enriquecer!

Aliás, é bem interessante que você frequente as feiras da sua área de atuação, como a Gift Fair 2016, para conhecer os fornecedores e marcas que irão agregar produtos à sua loja de presentes.

Viu como escolher o fornecedor certo requer muita pesquisa e análises? Que tal receber mais conteúdos como esse para manter sua loja sempre em dia com as melhores práticas do mercado? Continue nos acompanhando aqui em nosso Blog!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

voltar