5 segredos para encantar os seus clientes
Vivemos na era da tecnologia e das informações em massa. Esse excesso de dados torna o mercado ainda mais competitivo, exigindo dos profissionais uma dedicação cada vez maior para manter a relação de fidelidade com os seus clientes. Encantar consumidores é primordial para que essa relação seja duradoura e renda frutos positivos para qualquer profissional envolvido em vendas.
A clientela deve construir uma visão da marca em que exista não apenas uma experiência comercial, mas sim uma aproximação que gere sentimentos de paixão, ou seja, o chamado engajamento. O cliente deve se apaixonar pela sua marca de tal forma que, ao adquirir o produto ou contratar o serviço, não considere apenas fatores como custo e benefício, mas fatores que tenham a ver com suas emoções, para que seja inescapável fazer a conversão.
É bom saber que a relação cliente-empresa se torna positiva quando o empreendedor também dedica tempo, paixão e muito esforço pelo que faz. Pensando nisso, nós elencamos cinco dicas que vão ajudá-lo a encantar clientes, estreitando a relação e dando força para a sua marca.
1 – Mostre os benefícios do que você oferece
O seu cliente precisa ter claro quais são os benefícios trazidos pelo seu produto ou serviço. Para isso, você deve apresentar claramente quais são esses benefícios. Isso pode ser feito ressaltando quais são as suas principais características, o que pode trazer de positivo e por que fará a escolha certa ao obtê-lo.
Cada produto possui uma estratégia diferente, por isso, busque entender quais são as características do seu produto, qual é o diferencial em relação à concorrência e por que a sua oferta se destaca das demais.
2 – Surpreenda com mimos e agrados inesperados
Em uma relação comercial deve haver muito mais do que a mera negociação de compra e venda entre as partes envolvidas. O cliente espera que a relação vá até aí. Então, caberá a você surpreendê-lo com uma ação inesperada — e positiva — como, por exemplo, um desconto especial na data do seu aniversário acompanhado de uma lembrança da empresa, parabenizando pela data.
As relações se tornam muito mais próximas quando existe o cuidado por parte do vendedor em mostrar para o cliente que ele é especial. Ele percebe esse sentimento e se torna muito mais suscetível a continuar adquirindo produtos da sua marca.
3 – Ofereça um atendimento que encante clientes
Para uma boa relação com o seu cliente é muito importante que você adote uma postura de atendimento impecável. Você deve ser sempre atencioso, dedicar tempo para o relacionamento e deixar o cliente à vontade.
Resumindo, você deve tratar o seu cliente como gostaria de ser tratado. Mesmo nas situações em que o seu cliente não tem razão, é muito importante que você mantenha uma postura amistosa e tente contornar a situação de forma a não perder a simpatia e o respeito do cliente.
4 – Acompanhe e monitore o consumidor
Toda ação de vendas e de fidelização de cliente deve ser monitorada. Você deve acompanhar e manter o seu cliente sempre informado sobre os pedidos e sobre as novidades da marca. A relação só se fortalece quando existe comunicação constante e monitoramento das ações em curso.
Por isso, não deixe de dar retorno aos seus clientes sempre que houver algum distanciamento, crie estratégias de aproximação e presença em sua vida.
5 – Agradeça e reconheça o cliente
Você deve agradecer e reconhecer a importância do papel do cliente para a empresa. E é fundamental que o cliente receba esse agradecimento e saiba dessa relevância. Isso gera uma sensação de cuidado e até pertencimento, que estreita a relação e cria em seu público-alvo um desejo de ajuda mútua.
Para encantar clientes você precisa ter sempre atitudes positivas, com vontade de ajudar sem esperar receber algo em troca. Quando você age assim, naturalmente o universo conspira a seu favor. Compartilhe essas dicas com os seus amigos nas redes sociais, melhore sua relação com os clientes e aumente as suas vendas!