6 dicas para aumentar as vendas na sua loja de presentes
Entenda como você pode alavancar o faturamento do seu negócio já no curto prazo e sem precisar de altos investimentos.
Conheça quem é público-alvo
A melhor forma de aumentar as chances de fechar as vendas é conhecendo quais são as dores, desejos, comportamento de compra, entre outros aspectos do seu público-alvo e também da sua persona.
Faça perguntas para seus clientes para descobrir mais sobre suas inspirações, suas dificuldades e tente descobrir como você pode ajudá-lo, para que ele continue comprando de você.
Com essas informações, você conseguirá estabelecer uma comunicação eficiente para atrair mais pessoas dispostas a comprar da sua loja.
Conheça bem sua concorrência
Tão bem quanto o seu cliente, você precisa conhecer sua concorrência.
Liste todos os pontos fortes, pontos fracos, diferenciais, ações de marketing que estão fazendo e lembre-se que, se você tem um diferencial em relação aos seus concorrentes, o melhor caminho é torná-lo grande o suficiente para chamar atenção do consumidor.
Descubra o que os clientes dos seus concorrentes comentam sobre eles nas redes sociais, nos marketplaces e até mesmo em plataformas de reclamação.
Com esse conhecimento, você saberá o que realmente as pessoas querem e que você poderá suprir essa necessidade. Por exemplo: Resistência de materiais, frete rápido e barato, política clara de devoluções, garantia, etc.
Esteja onde seu cliente está
- O primeiro passo para saber onde seu cliente está e se perguntando:
- O meu cliente está na internet?
- Quais sites ele visita?
- Por onde ele passa para comprar um presente?
- O cliente prefere comprar na loja física?
- Ele vai em eventos como feiras?
Sabendo exatamente quais as possibilidades, faça pesquisas, pergunte aos seus clientes como é a jornada de compra deles.
A partir das respostas, elabore uma estratégia para que sempre que o seu cliente ideal for comprar um presente, ele encontre a sua loja.
Vá fundo no marketing digital
Para ajudar com a dica anterior, é importante que você entre no marketing digital e crie um posicionamento na internet, seja através de loja virtual, de redes sociais, etc.
O importante é que você esteja mais presente e mais acessível na mente do consumidor, assim, a sua loja será a primeira opção quando seu cliente pensar em comprar um presente.
Aproveite o momento da venda
Após atrair seu cliente com todas as dicas anteriores é importante aproveitar o momento em que seu cliente está em contato com a sua loja para fazer a compra.
Desenvolva a persuasão para convencer seu cliente a levar produtos que possam agregar ainda mais valor de acordo com os objetivos dele.
Um exemplo disso é você oferecer uma toalha de rosto temática quando o seu cliente compra uma garrafinha de água do mesmo tema, pois, caso ele vá fazer exercícios, precisará dos dois itens.
Dessa forma você facilita a vida do cliente e ainda aumenta o valor das suas vendas.
Fidelize e crie relacionamento com seu cliente
O público que mais vai comprar de você é aquele que já conhece seus produtos e teve uma boa experiência, então é importante manter o relacionamento com eles e, de tempos em tempos, dar oportunidades exclusivas para que voltem a comprar.
Alguns exemplos de estratégias são:
- Enviar e-mails ou mensagens para seus clientes quando você estiver lançando novos produtos para datas comemorativas; dessa forma, ele lembrará que ainda precisa comprar o presente para a família e para os amigos;
- Dar cashback com validade de um mês ou menos para novas compras, assim seu cliente vai querer aproveitar o desconto na segunda compra para voltar a comprar.
E lembre-se que para ter ganhos consistentes com a sua loja, o relacionamento é essencial, mas a maior parte da experiência do seu cliente se dá pela qualidade dos produtos e agilidade na entrega,
Por isso, encontre sempre os melhores fornecedores para criar uma parceria estratégica e alavancar as suas vendas.
Se você quer descobrir como encontrar os melhores fornecedores para a sua loja de presentes, leia nosso artigo “Fornecedores: Como encontrar os melhores e criar parcerias estratégicas”.