7 dicas para se tornar um representante comercial de sucesso
Uma abordagem correta por parte de um representante comercial faz toda a diferença na hora de concluir uma negociação. É importante não apenas efetivar uma venda, mas também gerar uma oportunidade para novos negócios.
Pensando nessa questão, selecionamos 7 dicas para que você seja um representante comercial de excelência no mercado em que atua. Vamos conferir?
1. Conheça o consumidor e suas necessidades
Permita que o cliente explique o que ele precisa. Quando ele concluir, junte as peças e apresente-lhe a melhor oferta. Dessa forma, o cliente se sentirá mais seguro e confiante no profissional que o atendeu.
Enquanto alguns clientes preferem receber um contato telefônico ou e-mail de um consultor de vendas, outros preferem ir até o representante comercial, sem serem abordados. Com relação aos produtos, também existem particularidades para cada cliente.
Conhecer o perfil do consumidor e suas preferências é fundamental para o sucesso do negócio. Ao perceber que a estratégia de negociação não está caminhando para um bom resultado, é hora de mudar a estratégia.
2. Conheça o seu produto
Para que o consultor escolha o produto ideal para seu cliente, é preciso que ele conheça muito bem cada opção que ele tem a oferecer.
Por isso, é indispensável que as empresas invistam em treinamento para sua equipe comercial, além de oferecer material de apoio para o seu time de vendas.
3. Acredite no seu produto
Não adianta querer vender um produto se o próprio vendedor não acredita nas vantagens que ele tem a oferecer. O representante comercial deve ser o primeiro a crer que a gama de produtos que ele tem a disposição é a melhor para o seu segmento.
Dessa forma, você transmitirá confiança ao fazer a apresentação de seus produtos, transmitindo credibilidade e otimismo aos seus clientes.
4. Tenha um diferencial em sua abordagem
Seu cliente com certeza já foi abordado por muitos outros representantes comerciais. Para encantá-lo e concluir a venda, você precisa fugir dos métodos convencionais de abordagem e ser inovador em sua negociação.
Seja criativo!
5. Evite os clichês de representante comercial
Frases prontas como “Vai querer algo mais?” ou “Aproveite porque é a última peça”, dão a impressão de que os vendedores usam técnicas de abordagem padrão para todos os clientes, parecendo robôs.
Sem contar que os clichês para abordagem podem gerar desconforto para o consumidor, que pode se sentir pressionado a concluir a compra mesmo não estando certo dessa decisão.
6. Seja gentil e educado
Não mostre para seu cliente, através de uma expressão séria ou até mesmo rude, que você não está em um bom dia.
Sorria, seja simpático, mas sem exageros ou intimidade com o consumidor. Demonstre preocupação e disposição em atender a necessidade do comprador, mas sem ser invasivo e indiscreto, fazendo perguntas pessoais e desnecessárias.
Evite expressões como “Querido”, “Meu amigo”, “Flor”, ou qualquer outra que não seja o nome do cliente. Se, no decorrer da negociação, você esquecer o nome do comprador, peça desculpas e pergunte novamente.
7. Deixe as portas abertas para novos negócios
Seja através de um cartão de visitas, um catálogo de produtos ou um brinde personalizado, permita que o cliente lembre-se de você e de sua empresa para novas compras.
Além de deixar seus contatos, faça com que seu perfil prestativo, atencioso e diferenciado seja também uma porta aberta para novos negócios não só com ele, mas com outros clientes potenciais que venham a ser indicados para sua empresa.
Gostou das nossas dicas? Você acha que elas serão importantes para o seu sucesso como representante comercial? Conte-nos deixando o seu comentário no post.