Liquidações de fim de ano: sua loja está preparada? Veja as nossas dicas!
Liquidações de fim de ano são excelentes para quem deseja vender mais ou precisa zerar o estoque da loja. Mas você já percebeu que nem sempre as promoções atraem os clientes?
Um dos principais erros cometidos por lojistas é não saber anunciar o que é de interesse do seu público, desperdiçando boas oportunidades para vender mais. Afinal, para ter mais lucratividade é necessário preparar suas ações com antecedência e inteligência estratégica.
Você sabia que agora é o momento ideal para planejar as liquidações de fim de ano? Confira abaixo as dicas que preparamos para ajudar você nessa missão:
Planeje o que fazer com o seu estoque
Muitos empresários olham para o estoque de forma rasa, mas ele pode ser uma grande fonte de lucros para o seu negócio. O primeiro passo é listar as quantidades de cada produto que você possui, separando-os por coleções passadas e lançamentos. Os lançamentos, é claro, não devem entrar nas liquidações de fim de ano, pois esses produtos ainda são novidades para os clientes e tem mais tempo para serem vendidos.
Já para as mercadorias que estão paradas há um tempo e não tem muita saída, o ideal é montar um mix atraente para o seu público. Uma venda casada, por exemplo, no estilo “compre um e leve outro pela metade do preço”, é uma ótima estratégia para atrair o cliente e zerar seu estoque.
Lembre-se que, independentemente de qual for o seu público, as pessoas querem ofertas irresistíveis!
Demonstre credibilidade com as promoções
Uma regra clara: não tente enganar seu cliente. Hoje, os consumidores não perdoam quando uma marca não demonstra credibilidade ou tenta vender algo diferente do que foi anunciado. Falsas promoções são inaceitáveis e só irão sujar o seu nome no mercado. Se a peça entrou em promoção mas o estoque ainda existe, por exemplo, nada de voltar com o preço original depois que o fim de ano passar!
Calcule suas margens de lucro
Um fator essencial para que as liquidações de fim de ano sejam um sucesso é calcular qual é a sua margem de lucro. Você pode dar grandes descontos nos produtos ou seria melhor usar a estratégia de descontos progressivos? Colocar isso no papel vai ajudar a enxergar quais são as suas metas de vendas e entender quanto você precisa vender para realmente lucrar mais.
Treine sua equipe para as liquidações de fim de ano
Para vender mais, é preciso ter uma loja bem organizada, com os produtos em promoção expostos em lugares estratégicos e uma equipe alinhada e bem treinada para atender o cliente. Sem treinamento, sua equipe não saberá informar corretamente o seu consumidor, o que pode levar a confusões na hora de realizar o pagamento. Por isso, separe um tempo para passar os dados para todos os funcionários e, se houver problemas, treine-os novamente.
Comunique as promoções aos clientes mais assíduos
Após planejadas, anuncie as promoções para os seus clientes mais assíduos e informe que o tempo é limitado para adquirir os produtos – criar um senso de urgência é uma maneira de despertar a curiosidade do consumidor. As liquidações de fim de ano precisam ser bem atraentes para todos os tipos de consumidores, então não complique: construa mensagens claras e simples de entender!
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