Loja de presentes: como escolher o fornecedor certo
Qualquer empreendedor que inicia uma loja de presentes deve saber como escolher o fornecedor certo. Afinal, isso representará o carro-chefe do seu negócio, significando atração do público-alvo, lucro e qualidade dos produtos.
Porém, definir com quem fechar parcerias é um processo longo e que deve ser analisado com muito cuidado. Afinal, você espera resultados positivos e o crescimento da marca ao longo dos anos, então é preciso escolher os parceiros certos!
Dúvidas sobre como escolher o fornecedor ideal e sobre quais pontos merecem mais atenção enquanto ele assume o negócio? Veja agora como se guiar para não ficar perdido no processo de decisão!
Analise o histórico das marcas
O fornecedor nada mais é que do que uma marca. E, no caso das lojas de presentes, é mais comum fazer parcerias com marcas que vendem os produtos do nicho.
Analisar o histórico dos fornecedores, percorrendo toda sua história, observando os altos e baixos e comentários de outros parceiros (e da concorrência) é fundamental para que você veja se existe ou não um comprometimento do fornecedor e se já houve algum problema sério, justamente para que você não seja surpreendido posteriormente.
Certifique-se da qualidade das mercadorias
Não é de hoje que sabemos a importância de vender produtos de qualidade para manter a clientela por perto, não é mesmo? Não podemos sempre usar a desculpa de que o barato sai mais em conta, nem de que o mais caro apresenta maior qualidade.
O que você precisa observar sempre é o custo-benefício, ou seja, pensar em preço, qualidade e satisfação do cliente. Mais do que isso, se você quer se sobressair no mercado, a sua loja de presentes deve ter produtos melhores do que os concorrentes.
Pense em parceria ao escolher o fornecedor certo
Ao montar uma loja de presentes, é muito importante que você veja o fornecedor como parceiro, porque ele não entregará apenas um produto para ser vendido — ele será a razão pela qual ele será vendido. Por isso, feche parcerias, procurando e oferecendo comprometimento e criando uma relação saudável, buscando inspirações, conselhos e até dando sugestões de aprimoramento.
O que você não pode fazer é olhar para o distribuidor apenas como ferramenta para o lucro, porque, nesse caso, o seu tratamento será indiferente.
Verifique o relacionamento dos fornecedores com os clientes
Ao fechar uma parceria com o fornecedor, você estará revendendo o produto dele. Mas como é o relacionamento dele com o público-alvo? Ele investe em publicidade? Cria campanhas? Como chama atenção? E o mais importante, como ele enxerga você: apenas como um peão na linha de produção final, ou como um autêntico parceiro de negócios?
É importante que haja uma relação de coletividade, na qual ambos queiram agregar lucro juntos. Então esteja atento, porque, escolhendo um fornecedor que incentiva a parceria, você também estará mais motivado para enriquecer!
Aliás, é bem interessante que você frequente as feiras da sua área de atuação, como a Gift Fair 2016, para conhecer os fornecedores e marcas que irão agregar produtos à sua loja de presentes.
Viu como escolher o fornecedor certo requer muita pesquisa e análises? Que tal receber mais conteúdos como esse para manter sua loja sempre em dia com as melhores práticas do mercado? Continue nos acompanhando aqui em nosso Blog!