Vitrinismo: saiba como planejar a montagem de uma vitrine
Você, lojista, já parou para pensar na importância da composição da vitrine? Gasta tempo e esforço para criar uma vitrine atraente? A principal função da vitrine é convencer o cliente a entrar em sua loja, não é verdade?
Então, nada mais eficiente do que otimizar o uso desse espaço. Saiba que existe todo um conjunto de técnicas para planejar e montar uma vitrine, de modo a torná-la uma peça poderosa de comunicação com o cliente: é o chamado vitrinismo.
Isso mesmo! Uma vitrine pode contribuir para turbinar as suas vendas, se você usar esse espaço com sabedoria: ao usar luzes e cores adequadas, fazer a exposição direcionada de produtos, você “fisga” o cliente, cria o desejo, enseja uma compra. Ficou interessado? Então leia nossas dicas e tenha sempre uma vitrine “matadora”.
Técnicas de vitrinismo
O primeiro passo é descobrir o que você deseja: é mostrar a nova coleção? É comunicar uma liquidação? É criar uma ambientação institucional, ou seja, dar uma temática para a loja toda? Se o objetivo é incrementar a venda de um determinado produto, por exemplo, faça com que todos os olhares se voltem para ele; não o ofusque com excesso de elementos decorativos.
Bom gosto
Esteja sua loja situada em um shopping ou em uma rua de comércio popular, nunca, mas, nunca mesmo, abra mão do bom gosto. Nada de usar papelão, papel laminado, letras mal cortadas, irregulares, etc. Lembre-se de que o objetivo é agregar valor ao seu produto e à sua loja.
Use adereços com parcimônia. O destaque deve ser dado para o que está à venda. O mesmo cuidado deve ser dado à escolha das cores.
Foco
Um pecado muito comum na montagem de vitrines é o excesso de informações. Sabe aquela história de dividir a vitrine em seções para expor marcas diferentes? Esqueça! Tente criar um visual completo, que guarde uma unidade entre os vários elementos. A partir dali, encaixar as marcas. Com criatividade, é possível criar uma comunicação entre elas.
Encher a vitrine de produtos também não é uma opção inteligente. Isso só vai contribuir para confundir o cliente e criar um ambiente poluído visualmente.
Frescor
A vida útil de uma vitrine é de cerca de 15 dias. Isso significa que ela deva ser refeita a cada data comemorativa, mas não somente nessas ocasiões. Desperte a curiosidade do cliente, faça com que ele queira saber qual é a novidade da vez: é um produto novo? É um preço tentador?
Nem sempre é preciso mudar a vitrine toda. Se você troca a posição de um manequim ou sugere uma nova combinação de produtos, já desperta atenção.
História contada
A disseminação da internet e das redes sociais nos transformou em grandes consumidores de conteúdo. Use sua vitrine para contar uma história e venda muito mais. Uma vitrine cujo tema seja o Dia dos Namorados, por exemplo, pode incrementar o clima romântico com ilustrações mostrando momentos do cotidiano vivido a dois: refeições, cuidados com a casa, passeios, etc.
Agora você já sabe como planejar a montagem de uma vitrine e vender muito mais usando o vitrinismo. Só não pode se esquecer de que só deve expor um produto se tiver mais unidades disponíveis no estoque.
Você já deu uma conferida na vitrine da sua loja hoje? Ela está limpa e organizada? Conte nos comentários abaixo quais critérios você utiliza para montar sua vitrine.